Planejamento de marketing para o seu negócio.
É possível uma empresa ou marca nascer sem qualquer planejamento estratégico de marketing? Sim, é. Mas, façamos a pergunta realmente importante ao se tomar essa decisão: ela trará os retornos e resultados esperados? Infelizmente, não. A estrutura de marketing tem muito a dizer sobre as possibilidades de sucesso e longevidade de uma empresa. Esta é uma etapa essencial para a boa construção ou solidificação de uma marca no mercado, garantindo, através de diferentes estratégias, que ela conquiste o coração e a memória dos consumidores e lá perdure.
O planejamento de marketing.
É responsável pela estruturação do posicionamento da marca, – tanto no contexto social quanto no mercadológico – de sua relação com o público-alvo e de suas campanhas e ações, voltadas para um impacto positivo e efetivo.
Pensando nos dias atuais, é muito arriscado, dentro de um mercado imenso, saturado e globalizado, se lançar sem um estudo prévio de quais são as escolhas e atitudes mais assertivas. Sem um bom planejamento, o caminho do desenvolvimento de qualquer negócio é muito mais incerto e tortuoso, e está seriamente ameaçado pelo fracasso. Afinal, a maioria das empresas estão focadas e comprometidas com seu crescimento, baseando-se em análises e estudos extremamente competitivos de mercado, marketing e comunicação. Em resumo: elas constroem faróis para serem guiadas até nas maiores tempestades. E, claro, estão muito bem amparadas e assessoradas por agências e profissionais da área, numa força-tarefa que visa sucesso da empreitada. Você quer que a sua empresa seja um barquinho navegando ao léu neste oceano? Se não, invista, antes de qualquer coisa, num planejamento de marketing capacitado. Esta ferramenta lhe permitirá conhecer melhor os propósitos e necessidades individuais da sua empresa e tornará sua atuação mais eficiente.
Processo de planejamento de marketing.
São essências ao processo de planejamento de marketing: a definição de objetivos, – para que fique claro e delimitado as metas que se deseja atingir – definição do público-alvo, – uma marca precisa saber e entender a quem se destina – análise de concorrência, determinação das mídias e estratégias, on-line e off-line, que usará para dialogar com seus consumidores, e um plano de ação. Sendo, esta última etapa o momento de idealizar a comunicação da empresa e as formas de torná-la cativante. Aqui, é preciso ter em mente a importância das ações de marketing e publicidade. Mesmo em momentos de crise, como agora, elas são um elemento essencial, uma ligação entre o seu negócio e o consumidor. E, na hora de estabelecer seu plano, use e abuse da criatividade, carisma e relevância do empreendimento, através de recursos voltados ao gerenciamento e potencial de uma marca, como o branding.
O planejamento de marketing demonstra que uma empreitada de sucesso precisa ter uma voz que, por sua vez, precisa ser ouvida. É nele que questões fundamentais, por exemplo, “como minha marca pode se comunicar e ser relevante para outras pessoas?” são solucionadas. Afinal, não vivemos mais no mundo da produção industrial – na qual empresas ofertavam em larga escala seus produtos e serviços sem gerar conteúdo e utilidade à rotina social e sem assumirem posicionamentos conscientes e engajados.
Por fim, depois de estruturar e lançar o seu planejamento de marketing é necessário mensurar suas ações e campanhas constantemente. Elas irão nortear, como uma bússola, o seu negócio na direção do que está funcionando e trazendo bons retornos e o que não está e, assim, possibilitando cada vez mais assertividade para a empresa e afinidade com os profissionais que cuidam de sua imagem.